Gamificação

O uso da gamificação no ensino

O cenário social

Atualmente a realidade tende a se relacionar com um mundo ideal ou podemos chamar de virtual ou, até mesmo, lúdico. Essa realidade nos apresenta um formato de sociedade que busca dinâmicas para vivenciar a modernidade e seu desenvolvimento que se estrutura a partir de uma complexidade social. Desta forma, a exigência do desempenho pode causar um cansaço perante as resoluções das múltiplas tarefas que visam cumprir metas cada vez mais distantes da capacidade humana. Para tentar diminuir esse setimento de exaustão buscou-se outros mecanismos. Neste contexto, vivenciar uma dinâmica de “diversão” ou lúdica se anuncia como uma forma de romper com essa “seriedade” que os tempos modernos nos impõem. É neste ponto que a ideia de um jogo nos remete para um espaço animado e divertido para vivenciar as tarefas do cotidiano de uma forma mais satisfatória indo além dos aspectos puramente técnicos. Assim, as ações estariam no campo da satisfação e do estímulo onde as pessoas realizam suas tarefas numa espontaneidade obtendo o mesmo resultado, porém por outra via que não seja aquela tradicional e sem animo.

 A Gamificação e seu uso  

A partir do contexto de potencializar a produção e o consumo algumas técnicas, meios e estratégias foram utilizados para efetivar a natureza da economia das empresas. Por esta razão, estas fazem uso dessa dinâmica (jogo) visando motivar tanto cliente como funcionários a partir da perspectiva do ganho (competição) onde é promovido uma satisfação atrelada ao sentimento de vitória advindo de um esforço próprio. Mediante a isto, temos a lógica do jogo perpetuada na fase adulta do indivíduo como forma deste se relacionar com suas atividades obtendo uma recompensa. A recompensa é o que atribui sentido a ação. De forma mais simples, para exemplifica um pouco a natureza do que estamos falando, podemos nos referenciar aos cash backs ou pontos acumulados depois de um percurso de atividades que foram determinadas. Os pontos adquiridos determinam o nível do êxito. Todavia, na educação essa dinâmica se direciona a outro víeis onde o ensino e a aprendizagem adentram num espaço de interação e dinamismo que promova um aprendizado com satisfação se utilizando do lúdico e da lógica do jogo.  

 Como utilizamos a Gamificação?

Partimos do elemento positivo da gamificação para oferecer uma experiência de aprendizagem que desperte o interesse para obter mais conhecimentos por meios dos conteúdos ministrados. Isso resulta num acúmulo de conhecimentos significativos que promovem uma formação satisfatória onde o estudante se torne um profissional capacitado a enfrentar os desafios de sua profissão. A ideia de aprender com a lógica do jogo visa uma motivação que desperte o interesse para se desafiar e superar seus limites conquistando as etapas do conhecimento sempre objetivando o êxito final. Neste sentido, a experiência que propomos visa o aprendizado dinâmico que busca acompanhar o ritmo da sociedade moderna e tecnológica. Para isto, utilizamos data learning integrando todos os sistemas de interação do estudante com as tecnologias digitais, como por exemplo, material didático e ecossistema de aprendizagem. Os conteúdos são postos visando à satisfação de superar cada etapa onde a premiação mais significativa é o conhecimento. Portanto, visando fazer com que as tarefas se tornem mais divertidas é inserida a ideia de ranking, tarefas e premiações tendo como fundamento uma concepção ludo pedagógica para não reduzir essa experiência a uma mera competição.

 


Como você participa da Gamificação?

Disponibilizamos de um espaço interativo para você seguir um trajeto de atividades onde cada uma dessas se configura como etapas a serem superadas visando uma conquista. Para isso na sala virtual você terá o café filosófico, participação dos fóruns temáticos das disciplinas e tira duvida com tutores e professores. Ao interagir nestas etapas você já estará marcando pontos que, na somatória, lhe conduz a uma premiação dentro desta lógica da gamificação. O material didático também vai lhe permitir pontuar ao cumprir algumas etapas de atividades como, por exemplo, participar na utilização de blocos de notas, no partilhando ideias e contribua com um documento. Dentro do ecossistema você terá os simulados de prova que também contam e lhe faz adquirir pontuações juntamente aos cursos livres que servirão de apoio a um conhecimento interdisciplinar. Assim sendo, são essas as etapas que você pode pontuar onde a grande vitória é a obtenção de um conhecimento mais dinâmico e consolidado.


O que você ganha na gamificação?

Além do conhecimento do qual já deixamos bem evidenciado que é a maior premiação que você irá ganhar ao participar da gamificação, também, você poderá estar ganhando, semestralmente, um prêmio em dinheiro. O melhor é que o polo também vai participar dessa premiação.  Ou seja, tanto o aluno ganha como o polo que melhor apresentar índices de pontuação com seus alunos.