Gamificação
O uso da gamificação no ensino
O
cenário social
Atualmente
a realidade tende a se relacionar com um mundo ideal ou podemos chamar de
virtual ou, até mesmo, lúdico. Essa realidade nos apresenta um formato de
sociedade que busca dinâmicas para vivenciar a modernidade e seu desenvolvimento
que se estrutura a partir de uma complexidade social. Desta forma, a
exigência do desempenho pode causar um cansaço perante as resoluções das
múltiplas tarefas que visam cumprir metas cada vez mais distantes da capacidade humana. Para tentar diminuir esse setimento de exaustão buscou-se outros mecanismos. Neste contexto, vivenciar uma dinâmica de
“diversão” ou lúdica se anuncia como uma forma de romper com essa “seriedade”
que os tempos modernos nos impõem. É neste ponto que a ideia de um jogo nos
remete para um espaço animado e divertido para vivenciar as tarefas do
cotidiano de uma forma mais satisfatória indo além dos aspectos puramente
técnicos. Assim, as ações estariam no campo da satisfação e do estímulo onde as
pessoas realizam suas tarefas numa espontaneidade obtendo o mesmo resultado,
porém por outra via que não seja aquela tradicional e sem animo.
A Gamificação e seu uso
A
partir do contexto de potencializar a produção e o consumo algumas técnicas,
meios e estratégias foram utilizados para efetivar a natureza da economia das
empresas. Por esta razão, estas fazem uso dessa dinâmica (jogo) visando motivar
tanto cliente como funcionários a partir da perspectiva do ganho (competição)
onde é promovido uma satisfação atrelada ao sentimento de vitória advindo de
um esforço próprio. Mediante a isto, temos a lógica do jogo perpetuada na fase
adulta do indivíduo como forma deste se relacionar com suas atividades obtendo
uma recompensa. A recompensa é o que atribui sentido a ação. De forma mais
simples, para exemplifica um pouco a natureza do que estamos falando, podemos
nos referenciar aos cash backs ou pontos acumulados depois de um percurso de
atividades que foram determinadas. Os pontos adquiridos determinam o nível do
êxito. Todavia, na educação essa dinâmica se direciona a outro víeis onde o ensino e a aprendizagem adentram num espaço de
interação e dinamismo que promova um aprendizado com satisfação se utilizando
do lúdico e da lógica do jogo.
Como utilizamos a Gamificação?
Partimos
do elemento positivo da gamificação para oferecer uma experiência de
aprendizagem que desperte o interesse para obter mais conhecimentos por meios
dos conteúdos ministrados. Isso resulta num acúmulo de conhecimentos
significativos que promovem uma formação satisfatória onde o estudante se torne
um profissional capacitado a enfrentar os desafios de sua profissão. A ideia de
aprender com a lógica do jogo visa uma motivação que desperte o interesse para se
desafiar e superar seus limites conquistando as etapas do conhecimento sempre
objetivando o êxito final. Neste sentido, a experiência que propomos visa o
aprendizado dinâmico que busca acompanhar o ritmo da sociedade moderna e
tecnológica. Para isto, utilizamos data learning integrando todos os sistemas
de interação do estudante com as tecnologias digitais, como por exemplo,
material didático e ecossistema de aprendizagem. Os conteúdos são
postos visando à satisfação de superar cada etapa onde a premiação mais
significativa é o conhecimento. Portanto, visando fazer com que as tarefas se
tornem mais divertidas é inserida a ideia de ranking, tarefas e premiações
tendo como fundamento uma concepção ludo pedagógica para não reduzir essa
experiência a uma mera competição.
Como você participa da Gamificação?
Disponibilizamos de um espaço interativo para você seguir um trajeto de atividades onde cada uma dessas se configura como etapas a serem superadas visando uma conquista. Para isso na sala virtual você terá o café filosófico, participação dos fóruns temáticos das disciplinas e tira duvida com tutores e professores. Ao interagir nestas etapas você já estará marcando pontos que, na somatória, lhe conduz a uma premiação dentro desta lógica da gamificação. O material didático também vai lhe permitir pontuar ao cumprir algumas etapas de atividades como, por exemplo, participar na utilização de blocos de notas, no partilhando ideias e contribua com um documento. Dentro do ecossistema você terá os simulados de prova que também contam e lhe faz adquirir pontuações juntamente aos cursos livres que servirão de apoio a um conhecimento interdisciplinar. Assim sendo, são essas as etapas que você pode pontuar onde a grande vitória é a obtenção de um conhecimento mais dinâmico e consolidado.
O que você ganha na gamificação?
Além
do conhecimento do qual já deixamos bem evidenciado que é a maior premiação que
você irá ganhar ao participar da gamificação, também, você poderá estar
ganhando, semestralmente, um prêmio em dinheiro. O melhor é que o polo também
vai participar dessa premiação. Ou seja,
tanto o aluno ganha como o polo que melhor apresentar índices de pontuação com
seus alunos.
1 Comentário
Muito Interessante