Laboratórios virtuais para os polos EaD

Novas experiências de aprendizagens

  A virtualidade hoje

Com o mundo cada vez mais virtual e dinâmico que imprimem novos ritmos de condutas, comportamentos e aprendizagens a educação deve acompanhar esse contexto visando atender a nova realidade social. Nesta mesma realidade a educação se transforma junto aos agentes sociais em que a tecnologia desenvolve meios de unir indivíduos em lugares de aprendizagens mesmo que esse lugar seja de forma virtual. O importante é a qualidade do aprendizado. Ora, com todo o avanço técnico esta realidade pode ser efetivada sem prejuízos ao conhecimento que são essenciais para a capacitação e aperfeiçoamento dos novos profissionais.

 

Integração de laboratórios virtuais ao moodle

Buscando atender aos novos dinamismos da educação e suas necessidades, oferecemos a oportunidade, por meio dessa ferramenta, que o aluno possa estar num laboratório virtual sem sair de sua casa. Isso facilita para que o aluno possa ter acesso às disciplinas de práticas mesmo não podendo estar presente ou se deslocar ao centro universitário – que às vezes fica distante de sua residência - para fazer suas aulas práticas. Isso facilita e democratiza o acesso ao ensino de qualidade.

 

O que o UNINTA propõe.

Nem sempre o aprendizado teórico é suficiente para a aprendizagem. O estudante do UNINTA tem a oportunidade de realizar atividades práticas e experimentos em laboratórios físicos ou laboratórios virtuais. Os laboratórios virtuais interativos geram maior engajamento, possibilitando que o estudante acompanhe e realize experimentos, além de simular situações práticas, sem riscos e otimizando recursos. Os laboratórios virtuais interativos funcionam online em articulação com os restantes recursos de aprendizagem reais ou virtuais disponibilizados. São também disponibilizados documentos e vídeos com orientações para o uso e aprendizagem com os simuladores.

Constituem benefícios para o estudante dos laboratórios virtuais interativos:

- realizar as atividades propostas individualmente;

- repetir a atividade quantas vezes for necessário;

- fazer e refazer a prática quando e onde desejar;

- trabalhar em ambiente controlado;

- incrementar o processo de aprendizagem.