CURADORIA DIGITAL
UNINTA EAD
1. PARA
UMA DEFINIÇÃO DE CURADORIA DIGITAL.
Para
obter uma apreciação mais concisa do que seja a curadoria digital é importante,
de início, dialogar com a definição que a mesma carrega consigo. Todavia, apriore é importante saber que a ideia de uma curadoria digital ao âmbito da
educação (EAD) é recente e podemos situá-la em meados de 2014. Isto porque se
tornava relevante, neste contexto, entender o papel do educador no diálogo do
conteúdo com o discente. Ou seja, como ministrar os conteúdos de uma forma
dinâmica diferenciando-se da metodologia tradicional do ensino presencial. Mediante
a isto, surge um comportamento diferenciado que via a necessidade do material
didático ser um encaminhamento na construção do conhecimento que vinculasse a
aprendizagem com uma realidade prática que este profissional iria vivenciar no
futuro. Portanto, a curadoria digital se torna uma possibilidade pedagógica de
enriquecimento da aprendizagem enfatizando a autonomia e uma construção
subjetiva do discente na elaboração sistemática do conteúdo estudado e, é por
isso, que uma das definições de curadoria se direciona ao cuidado, mais claro
que vai muito além disso, isto é, a curadoria se direciona para uma promoção da
educação enquanto função socializante.
2. PARA UM CONCEITO DE CURADORIA DIGITAL.
Compreender
o objeto pelo seu conceito é apropria-se da dimensão essencial que elucida e
significa a natureza do mesmo. Tal ato une o especular ao concreto. Ora, quando
pensamos o conceito de curadoria de início vem à ideia do curador, logo,
somos remetidos aos salões de arte. Nestes salões há aquele que organiza,
sistematiza, ordena, agrupa e delimita a temática a partir de obras (pinturas
ou esculturas) visando estruturar informações para promover uma sensibilidade
(conhecimento) que vai além da experiência imediata entre a obra e aquele que a
contempla. É por isso que o termo curadoria ainda, para muitos, estar vinculada
a figura daquele que organiza galerias de artes. Todavia, na atualidade, este
conceito não se limita, tão somente, ao curador das belas artes. O conceito é
usado no campo educacional para sistematizar o agrupamento (seleção) de
conteúdos que atribuam sentido e clareza a uma problemática ou disciplina de
estudo. Portanto, poderíamos dizer que a curadoria é uma mediação entre o conteúdo e o observador onde neste processo o
observador se torna protagonista tendo a capacidade de organizar os conteúdos
de forma mais eficiente em seu entendimento e isso lhe conduz a uma apreciação
mais apurada e delineada do objeto. Isso é possível pela organização que o
curador propôs. Não só isso, o curador introduz sentido perante aquilo que foi
selecionado visando que algo seja apreendido e multiplicado em outras criações
- produção de conhecimento .
3. CURADORIA DIGITAL E A DOCÊNCIA NO EAD.
Exercer
a docência na perspectiva do EAD é estar sensível a experiência da curadoria,
haja vista, o contexto educacional atrelado à tecnológica imprimir novas
perspectivas para o docente exigindo sensibilidade e constantes mudanças de
perspectivas perante a dinâmica (didática) do ensino. Assim sendo, a proposta
de uma curadoria torna contemporâneo, pois tende a propor um aprendizado em
sintonia com a dimensão sociocultural que o indivíduo se insere, haja vista, a
curadoria ser algo que vai além de um sistema de repositório de material didático
e estratégias de gamificação. De forma mais clara, a curadoria pode efetivar um
processo de aprendizagem que alinha conteúdo aos recursos digitais de
aprendizagem a partir de uma proposta pedagógica que centra a figura do
indivíduo visando uma melhor experiência de aprendizagem. Assim sendo, a partir
de uma seleção de conteúdos (acadêmicos, literários, científicos) unidos a
ferramentas tecnológicas a docência se encaminha a uma nova experiência de
ensino e/ou aprendizagem. Todavia, vale ressaltar que estes próprios materiais
criteriosamente escolhidos – com a velocidade da técnica – tendem a ficarem
obsoletes, logo constantemente o docente deve estar neste processo de evolução
perante os materiais.
4. A CURADORIA DIGITAL NO UNINTA EAD.
A
curadoria é elaborada por professores qualificados de cada área direcionada
para os estudantes, a intenção é selecionar os melhores conteúdos para
subsidiar a aprendizagem. Trazendo para o âmbito acadêmico a
possibilidade de realizar leitura de vários autores renomados dos
assuntos específicos da disciplina. Nesta proposta existem etapas e/ou trilhas
de aprendizagem a serem seguidas, como: resumo, guia de estudo e recursos de
aprendizagem e o aprofundando o conhecimento. Onde: a) o resumo é elaborado na
curadoria com a intencionalidade de trazer um texto de apresentação da unidade
para que o aluno sinta a necessidade de realizar a leitura dos conteúdos
indicados pelo professor nos recursos de aprendizagem; b) o guia de estudo são
questionamentos para instigar o estudante a responder baseado na leitura dos
conteúdos indicados pelo professor. A intencionalidade é estabelecer um caminho
a ser percorrido com a finalidade de alcançar o objetivo de aprendizagem e
orientá-los durante a leitura contribuindo com a confiança no processo de
aprendizagem; c) os recursos de aprendizagem são exatamente os materiais
indicados pelos professores, sejam eles, livros da biblioteca on line, teses,
artigos científicos de revistas ou dissertações, que servirão de base e auxílio
para o estudo; d) o aprofundando o conhecimento é o espaço no qual o estudante
encontra as vídeos aulas que são recursos extras para aprofundar o
conhecimento. Com estas etapas a curadoria digital do UNINTA EAD pretende
oferecer uma experiência dinâmica no processo de ensino e aprendizagem.
5. COMO ACESSAR A CURADORIA DIGITAL NO ECOSSISTEMA UNINTA EAD.
As componentes da curadoria digital estão disponíveis no ecossistema de aprendizagem de forma didática e simples ao acesso do aluno. Para melhor demonstrar a dimensão prática da curadoria e a navegação, pelo ecossistema, disponibilizamos um pequeno vídeo que elucida e guia perante as etapas que serão percorridas para o exercicio dos estudos. Confira como acessar!
Adicionar um comentário