fala de um vazio na sociedade pós-contemporânea. Isso é bem visível e constatável facilmente na esfera das relações sociais. Fazendo um recorte e tomando como base a dimensão do ensino a grande pergunta sobre o que ensinar desvela a banalidade do agir perante o outro que resulta numa falta de compromisso social. A esfera pessoal e, consequentemente, profissional advindo dessa realidade anuncia um caos e a ausência de humanismo. Mediante a esse contexto, nem um projeto de sociedade em qualquer lugar do globo será edificado. Assim sendo, quando se anuncia a educação como matriz de renovação da sociedade, ligeiramente aparecem os(88) 997986333geovani.oliveira@uninta.ed u.br enormes entraves na dimensão do ensino, pois, o que ensinar se a “verdade social” determina outra coisa. Não haverá educação eficiente quando a sociedade for medida pelo coeficiente da economia ao invés do desenvolvimento humano. Educar para autonomia, bondade e lealdade parece contradizer a ideia de sucesso. Portanto, é fundamental a pergunta: Ensinar o que para quem?