Pensar a natureza da didática para o processo de ensino e aprendizagem se torna urgente e essencial em nossos dias. Muito se fala da importância da didática nas salas de aulas visando um dinamismo que desperte empatia neste processo de ensino e aprendizagem. Todavia, deve-se saber que elementos essenciais devem participar dessa discussão. Noutras palavras, é necessário entender que para uma boa didática o referencial teórico deve estar ancorado a uma leitura social clara e distinta onde seja possível evidenciar elementos culturais e econômicos que sejam fundamentais para atrelar conhecimentos a vivência dos sujeitos da aprendizagem. Desta forma as narrativas de saberes vão interagir com as vivências de todos que participam deste diálogo que visa a construção do conhecimento. O resultado são aulas mais acessíveis possibilitando que ocorra empatia pelo objeto de estudo. Logo a didática está interligada com uma sensibilidade para adequar o conhecimento com a realidade e as linguagens que permeia a cultura e a econômica dos sujeitos participativos da aprendizagem. Portanto a ideia é estabelecer este vínculo para o campo da didática e com isso oferecer aos futuros docentes uma compreensão ampliada dos processos de ensino e aprendizagem.